domingo, 30 de novembro de 2008

Natal VS Capitalismo VS Consumismo VS Crédito


O Natal está a chegar. As ruas ficam iluminadas para atrair clientes (viva o capitalismo), alguns comerciantes aproveitam para fazer promoções de última hora, e os clientes durante esse tempo fazem o quê? Abrem a carteira e descobrem que nada têm!
Com a crise financeira que anda por aí, prevejo que iremos ter um Natal menos capitalista este ano, contudo como estamos a falar de Portugueses nunca se sabe. Não perceberam?
O Português é aquele bicho estanho que gasta tudo o que tem e até que não tem. Veja-se: a maioria dos portugueses faz créditos para oferecer prendas! Só para ficar bonito, só para dizer que se deu e também se quer; só para gastar dinheiro! Eu sinceramente ainda não percebi esta faceta portuguesa. Estou cá há 9 anos, e ainda não entendo como uma pessoa que deve 400 E a uma loja, tem 4 créditos, vai fazer mais um crédito para oferecer prendas, ou pior e como já vi, para comprar uma saladeira em prata... -_- Como diria Diácono: valha-nos Deusseees... Mas não; a culpa é do Governo. Nao meus caros, a culpa é nossa. Quando soubermos gerir o nosso dinheiro; parar de comprar só para dar nas vistas e "fazer bonito" se calhar já ficaríamos com uns trocos no fundo da carteira... Infelizmente, até isso mudar muito tempo ainda tem que passar; verdade seja dita, já os reis do século XVI agiam assim: compravam altos tecidos luxuosos da Índia com o dinheiro todo do Brasil, fazendo chegar o país quase na situação de bancarrota...
A culpa também é do tal "ter mais olhos que barriga", ou seja, querer tudo, porque o outro tem, e depois, UPS, fica-se teso... Contudo, as instituições bancárias também têm culpa no cartório. É mais fácil ter um crédito do que comprar um livro (se calhar comprado a crédito veja-se).
Ele é a Cetelem, ele é a Cofidis, por momentos chego a pensar, que a crise financeira não existe, ha dinheiro para todos e para tudo, mas não... Aliás a situação que vivemos é espelho disso: empresta-se a mais, para alimentar o bicho capitalista, e chega-se a uma altura em que não há mais comida para alimentar o bicho.. E que tal impor umas regras a essas empresas filhas do tal bicho??? É com tanta pessoa a querer comprar coisas para mostras aos outros, é claro que esses créditos-por-telefone aliciam e convencem o nosso querido Zé-Povinho que também é tapadinho....

Sem comentários: