domingo, 7 de dezembro de 2008

O Estranho Mundo de Jack


15 anos depois, comprei o DVD duplo e là voltei a ver aquele filme que tinha adorado quando era puto...Um filme diferente para a época, e que não teve assim tanto sucesso na altura, mas que hoje em dia, toda a gente acorda a dizer quer sim, o filme é uma pérola. Na altura não havia 3D, os computadores não estavam à mão de todos, e sobretudo os desenhos animados tradicionais continuavam a vencer qualquer outra expressão mais radical.
Tim Burton consegue levar e envolver o espectador num mundo estranho, engraçado, e também inquietante. Boa parte do filme é cantada (coisa estranha para a época), e algumas cenas são um tanto ou quanto intrigantes, sobretudo quando se tem 6 anos e se vê um homem a coçar directamente o cérebro! lol
Tim Burton consegue retratar na perfeição uma dicotomia perfeita entre os mundos de halloween e de Natal.

SINOPSE:
O filme relata a história de Jack Skellington, o rei das abóboras da cidade do Halloween, uma cidade onde todos os moradores têm a função de assustar os humanos durante a festa do dia das bruxas. Apesar do sucesso profissional, Jack lamenta-se com sua rotina e sente falta de algo mais. Um dia ele entra numa floresta onde todas as árvores são portas para reinos que servem a alguma festividade dos humanos, e acaba por encontrar o reino do Natal. Impressionado com tanta beleza e bondade, ele arma o plano de raptar o Pai Natal e fazer um Natal a seu gosto. Jack consegue persuadir os habitantes a ajuda-lo, só que as prendas que eles fazem são todas a seu modo: feias e assustadoras... Será que os humanos gostarão deste novo tipo de Natal...?
O personagem principal voltou a ser moda ha pouco tempo, com um marketing baseado sobretudo em malas, carteiras, estojos... Onde está estampilhada a "cara" do personagem principal. O mais engraçado é que a maioria das pessoas que compram o produto não tem a mínima ideia de onde provém o boneco... Paradoxos..

Ano: 1993
Realizador: Tim Burton
Duração: 80 mns

2009 - Ano Europeu da Criatividade e Inovação


Adeus Ano Europeu do Diálogo Intercultural 2008. Bem-vinda “Criatividade e Inovação”. A Comissão Europeu lançou hoje a campanha de comunicação do tema que servirá de base aos trabalhos do ano de 2009 com o slogan: “Imaginar. Criar. Inovar”. O objectivo é promover estas palavras em todos os sectores da actividade humana e contribuir para que a União Europeia esteja preparada para enfrentar os desafios que a globalização exige.

De acordo com um comunicado da Comissão Europeia, o “Ano Europeu da Criatividade e Inovação pretende aumentar a consciência da importância da criatividade e inovação como chaves para o desenvolvimento pessoal, social e económico”. Para promover estas características o UE vai organizar, ao longo do próximo ano, alguns ciclos de debates, campanhas e outras iniciativas de âmbito europeu, nacional, regional e local.

A propósito do lançamento da campanha para o novo ano o comissário Europeu para a Educação, Formação, Cultura e Multilinguismo, Ján Figel, afirmou que “tanto a criatividade como a capacidade de inovar são qualidades humanas essenciais”. E acrescentou: “Gostaria que os cidadãos da Europa compreendessem melhor que ao promovermos os talentos humanos e a capacidade humana para inovar podemos activamente moldar a Europa para melhor e ajudá-la a explorar todo o seu potencial, tanto económico como social”.

http://www.create2009.europa.eu/

Porque a SIDA existe



Não vamos deixar que a SIDA ganhe este jogo.
Agora, é a tua vez de jogar.
Protege-te.


PREVENÇÃO
Usar sempre preservativo nas relações sexuais, não partilhar agulhas, seringas, material usado na preparação de drogas injectáveis e objectos cortantes (agulhas de acupunctura, instrumentos para fazer tatuagens e piercings, de cabeleireiro, manicura).

Além dos preservativos comuns, vendidos em farmácias e supermercados, existem outros, menos vulgares, que podem ser utilizados como protecção durante as mais diversas práticas sexuais.

É, também, preciso ter atenção à utilização de objectos, uma vez que, se estiverem em contacto com sémen, fluidos vaginais e sangue infectados, podem transmitir o vírus.