segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Aquele Querido Mês de Agosto, de Miguel Gomes

NÃO NÃO NÃO... Não vou fazer um posto sobre as férias de Verão, sobre as loucas romarias, sobre os emigrantes que estão de volta, sobre a quantidade de farturas que como durante esse mês... Não.

Vou sim, falar-vos. brevemente, de um filme português, que tem por título, isso mesmo, já chegaram là - Aquele Querido Mês de Agosto.

Verdade seja, que só o vi agora, apesar de ter visto trailer na TV, contudo, não me despertou atenção, logo não o fui ver.
Estão vocês a perguntar: então por que raio foi ele, agora lembrar-se de ver um filme destes?
Muito bem, a resposta é simples, vagueando pelo site do Le Monde (lemonde.fr) na parte cultural/cinema/ opiniões, descobri que este nosso querido filme português do qual quase ninguém fala (inclusivé eu, até hoje) foi considerado por 3 colaboradores em 5 que trabalham para o jornal (jornal conceituado!!!) como o filme europeu do ano!
Interessante não?

Fiquei orgulhoso, e ao mesmo tempo envergonhado, porque não tinha a mínima ideia do que era o filme, do que falava... enfim nada.
Não acham curioso eu ter de ir ao site do Le Monde para que fique interessado num filme português?? Esta nossa mania de apreciar tudo o que vem de fora e de desprezar tudo o que se faz cá dentro dá-me cabo dos neurónios. É como diz a publicidade: se eu não gostar de mim, quem gostará? Agora transportem isso para Portugal/Portugueses; se nós não gostarmos de nós, quem gostará? Heim?

Muito bem, chega de filosofias, o filme retrata as vivências de verão das romarias, em várias vilas, e de um pequeno conjunto musical; onde os protagonistas são a jovem vocalista da terra, e o jovem guitarrista (de fora). Já estão a ver o que acontece, e o que costuma acontecer no Verão no meio do pessoal jovem ^^...

Bem o filme é interessante. É um mistura de documentário, filme por onde por vezes, se intrometem os realizadores, guionistas, etc... Esse é ponto principal. O filme não é bem um filme, mas também não um documentário... Estranho não é? ^^
O filme foi nomeado para melhor filme estrangeiro para os Óscares 2009, e teve em 6 semanas 15000 espectadores em Portugal.

Entretanto, desta vez deixo o trailer, por razões óbvias! Se tiverem um tempo, vejam!

Sem comentários: