segunda-feira, 21 de julho de 2008

AI!


Et voilà!

Aquilo que ja receava...
Primeira ida à praia e ---- Primeiro escadão! Raios parta! Só de pensar que mesmo com aquele maldito protector fiquei pior que um camarão, só me apetece é ganir - como diria o outro...
Agora é 1 semana sem apanhar Sol, o que em tempo de Verão, diga-se, se torna muito muito fácil............................... -_-'

Ah amigos, nunca se esqueçam de por protector nos pés! lol Resumindo, e como numa conversa que eu tinha com um colega - nós Humanos, somos piores que formigas, nem ao Sol escapamos....... Haja paciência!

Entretanto umas dicas pra quem, como eu, tambem é acarinhado pelo Sol de vez em quando...
Se foi recentemente à praia (ou andou pela rua sem protecção) e apanhou um escaldão siga as dicas:

Nestes casos, o ideal é sempre evitar os escaldões, usando um protector solar apropriado, mas depois do mal estar feito, nada como actuar em força, tentando minimizar a situação.

Assim, e por exemplo, o aloé vera é indicado para estas situações - se puder colhê-lo natural - faça-o e aplique um pouco da folha e da sua seiva sobre a pele, deixando actuar durante algum tempo. Se não o tiver natural, procure adquirir um gel de aloé vera, que é bastante fresco, e ajudará a tratar da pele!
Uma vez que a pele precisa de acalmar e hidratar, uma boa solução é colocar sobre ela um pano (ou gaze) embebido em leite gordo!

Claro que pode também usar os after-suns, que são bastante eficazes, e ajudam a nutrir a pele a fundo depois do sol. Lado a lado com estes, existem também opções mais em conta e igualmente eficazes - por exemplo, o óleo de amêndoas doces, é muito eficaz para acalmar a pele depois do sol, hidratando-a!

Outra forma de ultrapassar a situação poderá ser através da aplicação de um corrector (por exemplo se ficou com apenas o nariz vermelho), ou de um auto-bronzeador - que ajudará a uniformizar o seu tom de pele!

Logo após
Toma um duche com água fria, e usa um gel de banho after-sun, como o Hidraverão da Vasenol ou outros que encontras nas farmácias... massaja suavemente a pele com o produto e retira... depois seca-te com a toalha dando apenas pequenos toques... nunca esfregues, pois para além de te doer estarás a agredir ainda mais a pele... depois aplica um bom after-sun generosamente por todo o corpo, todos os dias de manhã e à noite!

Curar por dentro
O teu corpo também sofre por dentro quando apanhas um escaldão... fica desidratado e vai gastar todos os seus liquídos e energias para criar novas células que irão substituir as que estão danificadas pelo sol... por isso dá-lhe o que ele mais precisa... cenouras e tomates, ricos em caroteno, muita água, pelo menos 2litros, todo o tipo de frutas, saladas e iogurtes... ele vai-te agradecer!

O que vestir
Quando apanhamos um escaldão toda a roupa nos incomoda e magoa.. por isso um truque é: para a roupa interior prefere os biquínis do mesmo formato do que usavas no dia em que apanhaste o escaldão... essa é a única parte da pele que não está magoada, logo o biquiní não te vai magoar... nem penses em vestir algo justo.. todas as roupas que usares devem ser soltas e leves para deixar a pele respirar...e tapares-te toda dos pés à cabeça não vai minimizar o problema...pelo contrário... portanto prefere peças reduzidas como calções,mini-saias de algodão, tops soltos ou vestidos curtinhos e túnicas...

E depois
Pelo menos nos 2 dias seguintes não te exponhas ao sol... a pele estará demasiado sensível! Quando o fizeres protege sempre a pele com um protector de factor elevado (mínimo 30) e prefere as sombras.... Porquê? Ao contrário do que as pessoas pensam, quando se apanha um escaldão a pele não fica mais resistente aos raios solares...pelo contrário ela fica mais frágil pois o corpo tem de substituir as células agredidas por umas novas, que são ainda mais frágeis... por isso cuidados redobrados!

Sinais de alarme
Depois de passar o tom avermelhado e a pele já não te doer.. tens de a analisar! Os raios solares estão cada vez mais perigosos e todos os cuidados são poucos! Se notares alguma mancha, pigmentos estranhos, rugosidades ou deformações na epiderme vai rapidamente a um dermatologista para ver se não tens nenhum problema! Aliás todos nós deveriamos fazer uma análise à pele após cada exposição solar!

Sem comentários: