terça-feira, 2 de setembro de 2008

Wall-E : Opinião


Et voilá, hoje sempre me decidi a ir ver o Wall-E ao cinema.
Antes de mais, é de referir que não estava com grandes ambições no tocante à história em sim mesmo... Como construir um filme de 90 mns à volta de um robot que arruma os restos deixados pelos Humanos...? A verdade é que me enganei R-E-D-O-N-D-A-M-E-N-T-E.
Mas que bela história a Disney.Pixar nos apresenta.
A História:
Wall-E é ultimo robot na Terra, que depois de 700 anos de trabalho continua a arrumar e a amontoar os restos metálicos humanos, depois de falhada uma limpeza mundial da Terra organizada pla empresa B&N. Resultado: os humanos foram viver para o espaço, e pobre Wall-E ficou sozinho na Terra, enquanto via os seus colegas robots morrer uns a seguir aos outros.
Sozinho? Não, peço desculpa. Wall-e tem um pequeno amigo, uma barata; com quem tem uns pequenos diálogos (só com sons lol). A barata não deixa Wall-E um segundo e segue-o para todo o lado. Em casa Wall-E vai juntando todas as peças que acha interessantes e que foram deixadas pelos humanos. Wall-E é muito curioso, vê filmes românticos, brinca com garfos, lâmpadas, isqueiros ...e é também um pouco desastrado...
Wall-E permanece com a sua amiga barata até ao dia em que os humanos (totalmente dependentes dos robots) enviam um modelo extra-moderno, de seu nome Eva para inspeccionar alguma vida terrestre possível; já que se algum sinal de vida houver, os humanos regressariam, assim estava feito o contrato com a tal B&N. Wall-E, influenciado pelos seus filmes românticos enamora-se pela robot Eva, e tenta a todo o custo atrair a sua atenção... A sua vida muda, e muitas peripécias acontecem depois, de.... Não conto o resto, claro! LOL Só vos posso dizer que a historia continua no espaço, com os Humanos...

A minha opinião:
É verdade que a ideia de ir ver um filme quase sem diálogos pode não convencer o primeiro. Contudo aqui não se trata de diálogo, mas sim de expressões, sentimentos que Wall-E transmite para fora do ecrã. É impressionante a forma como entendemos só pelo seu olhar, se está triste, contente, cansado, tudo misturado a sons robóticos, lembrando por vezes os que se ouviam em Star Wars. Wall-E é realmente um robot simpático, por quem nos apaixonamos logo.
O filme transmite-nos uma boa lição de vida, sobre como nos tratamos uns aos outros; como respeitamos o nosso planeta, e como de mais em mais deixamos os sentimentos de lado e somente ligamos a coisas fúteis.
No filme, os dois robots conseguem dar uma lição de moral e reavivem os sentimentos dos humanos - não estando só a pensar no nosso próprio umbigo deitados no sofá à espera que tudo nos caia do céu.
Enfim , Wall-E é uma mistura de sentimentos e de lições como ja disse. Como nos respeitarmos, amarmos, e não destruirmos o nosso planeta.
A moral é simples: se dois robots se conseguem apaixonar, respeitar a Terra, serem amigos e terem sentimentos, como é que NÓS humanos, pensando sermos senhores de tudo, nem isso conseguimos fazer...?
Vale a pena ir ver o filme, nem que seja para repensarmos em certas acções que possamos ter.
Já viram, como é possível 2 robots darem um chapadão de luva branca a NòS seres supremos, e controladores de tudo....(ou não)

Dou 5/5 ao filme, pelos grafismos, fantástica história, música, e sobretudo devido ao facto dos Srs da Disney.Pixar conseguirem apaixonar uma plateia inteira por 2 simples robots....

Sem comentários: