terça-feira, 26 de agosto de 2008

E é claro que...

Geórgia/Rússia: NATO rejeita reconhecimento pela Rússia de independência de regiões separatistas

Bruxelas, 26 Ago (Lusa) - O secretário-geral da NATO, Jaap de Hoop Scheffer, rejeitou hoje o reconhecimento pela Rússia da independência das regiões separatistas georgianas da Ossétia do Sul e da Abkházia por considerar que ela viola a integridade territorial da Geórgia.

"Rejeito a decisão do governo russo de reconhecer a Ossétia do Sul e a Abkházia, regiões da Geórgia", declarou Jaap de Hoop Scheffer num comunicado divulgado em Bruxelas.

"Trata-se de uma violação directa de várias resoluções da ONU sobre a integridade territorial da Geórgia, resoluções que foram aprovadas pela própria Rússia", acrescentou.

"As acções da Rússia ao longo das últimas semanas levantam dúvidas sobre o empenho da Rússia em assegurar a paz e a segurança no Cáucaso. A NATO apoia firmemente a soberania e a integridade territorial da Geórgia e apela à Rússia para que respeite esses princípios", disse.

A Rússia reconheceu hoje a independência das duas repúblicas separatistas da Geórgia, decisão rapidamente condenada por vários governos ocidentais que, nos últimos dias, têm contestado a manutenção de tropas russas no território georgiano.

"Assinei os decretos de reconhecimento pela Rússia da independência da Abkházia e da Ossétia do Sul. A Rússia apela aos outros Estados para que sigam o seu exemplo", declarou o presidente russo, Dmitri Medvedev, numa declaração solene transmitida pela televisão russa".

Ou me engano, ou este conflito ainda vai dar muito que falar... Rússia + Geórgia + Ossétia + Abhkásia + EUA /UE + NATO + Kosovo = casamento muito perigoso...

Sem comentários: