terça-feira, 26 de agosto de 2008

O Conflito da Ossétia do Sul, ou como a Rússia se quer virar contra o Ocidente


A Ossétia do Sul é uma região separatista da Geórgia com 3.900 km2 e 70 mil habitantes que quer ser russa e que, assim como a Abkázia, se proclamou independente com o fim da União Soviética, no início dos anos 90.

Veja a cronologia dos conflitos entre a Geórgia e Ossétia do Sul:

Novembro de 1989: a Ossétia do Sul, com o fim da União Sociética, declara a sua autonomia da República da Geórgia, dado início a três meses de conflitos.

Dezembro de 1990: a Geórgia e a Ossétia do Sul começam um novo conflito armado que dura até 1992.

Junho de 1992: Líderes russos, georgianos e sul ossetianos encontram-se em Sochi, assinam um armistício e concordam com a criação de uma força de manutenção da paz tripartidária com 500 soldados de cada entidade.

Novembro de 1993: a Ossétia do Sul escreve sua própria constituição.

Novembro de 1996: Ossétia do Sul elege o seu primeiro presidente.

Dezembro de 2000: a Rússia e a Geórgia assinam um acordo governamental por forma restabelecer a economia na zona de conflito.

Dezembro de 2001: a Ossétia do Sul elege Eduard Kokoity como presidente. Em 2002, ele pede a Moscovo para reconhecer a independência da região.

Novembro de 2006: a Ossétia do Sul decide separar-se de Tbilisi através de referendo e unificar-se com a Ossétia do Norte, que pertence à Rússia. O primeiro-ministro da Geórgia diz que isto é parte de uma campanha da Rússia para iniciar uma guerra.

Em 2005: o presidente da Ossétia do Sul reitera que quer fazer parte da Rússia e unificar-se com a Ossétia do Norte: «A Ossétia do Sul é independente da Geórgia, e aspiramos fazer parte da Federação da Rússia», declarou.

Abril de 2007: O Parlamento da Geórgia aprova uma lei para criar uma administração temporária na Ossétia do Sul, aumentando assim as tensões com a Rússia.

Junho de 2007: Separatistas da Ossétia do Sul dizem que a Geórgia atacou Tskhinvali com morteiros. O governo de Tbilisi nega as acusações.

Outubro de 2007: Conversas mediadas pela Organização de Segurança e Cooperação na Europa entre a Geórgia e a Ossétia do Sul.

Março de 2008: a Ossétia do Sul pede ao mundo que reconheça a sua independência da Geórgia, na sequência do apoio ocidental à separação do Kosovo da Sérvia.

Março de 2008: O pedido da Geórgia para entrar na NATO, apesar de fracassado, faz com que o Parlamento russo peça ao Kremlin para reconhecer a independência da Ossétia do Sul e da Abkhazia, outra região separatista da Geórgia.

Abril de 2008: a Ossétia do Sul rejeita um acordo georgiano de divisão do poder e insiste na independência.

Agosto de 2008: Forças da Ossétia do Sul e da Geórgia iniciam um conflito. A Geórgia afirma que as suas forças «libertaram» a maior parte da capital ossetiana, Tskhinvali.

08 de Agosto: Forças da Geórgia invadem a Ossétia do Sul. Como retaliação, as forças russas invadem o território georgiano. Há mais de mil mortos.

Sem comentários: